1. Faça uma lista
Antes de sair passando o cartão como se não houvesse amanhã, verifique o seu armário. Esse é o primeiro passo para quem quer evitar armadilhas.
Faça uma lista simples, verifique quais peças, de fato, você precisa ou sente falta no momento de se vestir. Se você tem dezenas de calças e sempre sente dificuldade para montar os looks, talvez o que esteja faltando é uma blusa.
2. Defina um limite de gastos
Não precisa ser especialista em finanças para saber que essa dica vale para tudo, né? Defina um valor de até quanto você pode gastar e compre os itens por ordem de prioridade. Quer dizer: se você precisa substituir urgentemente sua bolsa de trabalho, não vá à loja de bijuteria antes. Desta maneira você evita as compras por impulso.
3. Escolha as peças certas
Invista em peças atemporais. Dê preferência aos itens versáteis, que possam ser usados em qualquer estação. Observe se eles combinam entre si e, principalmente, se combinam com outras peças que você já tem no armário.
4. Invista em itens especiais
Roupas de matérias nobres e ornamentadas costumam ser mais caras, e não são uma prioridade de uso no dia a dia. Então, a liquidação pode ser um ótimo momento para adquirir aquela peça “importante” que você namorou durante o lançamento por um valor mais acessível.
5. Tenha certeza de que o barato não vai sair caro
Uma peça vale o quanto de vezes você usa. Não importa quão barato foi uma peça, se ela ficar esquecida no seu armário o investimento não valeu a pena.
É comum que as lojas fiquem abarrotadas de roupas durante os saldos, por isso, preste atenção ao estado delas. Pense se o desconto compensa os reparos futuros.